5 dicas para melhorar o aproveitamento da água na sua lavoura

Confira as 5 dicas para melhorar o aproveitamento da água na sua lavoura:
O Brasil é um país com água em abundância, mas é preciso saber gerir esse recurso hídrico finito para evitar sua escassez. O conhecimento científico gerado nas últimas décadas comprova ser possível utilizar água na agricultura com racionalidade e sem desperdício. Adotar técnicas sustentáveis e pensar em formas de melhorar as fontes de água para agricultura, é essencial para a sua otimização e eficiência.
Vejamos algumas dicas para evitar desperdícios na irrigação e melhorar o aproveitamento da água no campo:
1. Gotejamento: invista em sistemas mais eficientes de irrigação – A técnica de irrigação conhecida como gotejamento consiste em transportar água para locais precisos de acordo com a quantidade e o tempo necessários. Esse sistema é localizado, ou seja, a gota d’água cai próxima às raízes das plantas, por isso sua eficiência é elevada, reduzindo o desperdício. É uma das técnicas de irrigação mais eficientes atualmente, pois permite alta uniformidade de aplicação de água e nutrientes às lavouras.
2. Aplique o método de irrigação noturna – A irrigação noturna evita a evapotranspiração das plantas entre os turnos de regas, ou seja, a perda de água do solo por meio da evaporação ou da planta por transpiração. Além disso, irrigar a lavoura no período entre 21h30min e 6h30min contribui para a diminuição dos gastos com energia elétrica, por meio do benefício da tarifa noturna. Esse método também é considerado ambientalmente sustentável, garantindo plantações mais saudáveis e produtivas, e contribuindo para a redução do uso de agrotóxicos nas lavouras.
3. Compre motobombas mais eficazes – A irrigação como forma de rega de culturas agrícolas é fundamental para o sucesso do plantio e da colheita. Considerando momentos de falta de chuva ou mesmo quando ela não é suficiente para o sucesso da cultura, a irrigação depende da água de poços, rios ou lagos. Sendo assim, essas fontes de água demandam de uma bomba para transportar a água para o sistema de irrigação, que pode ser formado por aspersores ou tubulações que vão distribuir o recurso hídrico nas várias linhas da plantação.
4. Utilize novas tecnologias – Existem no mercado tecnologias que avaliam a frequência e eficiência em sistemas irrigatórios através de sensores no solo. Isso permite que o agricultor saiba se está utilizando água em excesso. Você pode monitorar a umidade do ar, temperatura e quantidade de água na lavoura, por exemplo. Além disso, existem diversas tecnologias voltadas para automação, como controladores, painéis programáveis e softwares para controle de motobomba, os quais auxiliam na diminuição dos gastos hídricos no campo.
5. Mantenha a água da chuva – Durante os períodos de chuvas regulares deve-se considerar a construção de recipientes para o armazenamento de água de chuva, ou da precipitação. Quando a estação chuvosa se transforma em uma seca, você pode usar esta água da chuva natural para irrigação de culturas.
E, nesse sentido, a Rotoplastyc oferece tanques rotomoldados, feitos a partir do polietileno, voltados para o armazenamento de água. São resistentes, possuem durabilidade, são leves e fáceis para transportar. Também possuem proteção anti-UV e um sistema interno de quebra ondas, o qual diminui a movimentação interna do líquido armazenado quando o tanque está em transporte, evitando acidentes.
Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog. Se tiver sugestões ou dúvidas, entre em contato.