Pulverização agrícola: Saiba quais são e como evitar os principais erros no preparo da calda pronta

Uma pulverização eficiente e sem desperdício exige do agricultor planejamento e manejo adequado, assim como os equipamentos recomendados.
Nesse sentido, saiba que você pode otimizar não só o processo de pulverização, como também aumentar o rendimento dos defensivos e a produtividade da lavoura tomando algumas precauções e não cometendo erros como:
- Não observar as condições do clima: é necessário respeitar o ambiente perfeito, evitando as horas mais quentes do dia, cuidando para não pulverizar contra o vento e em dias de ventos fortes (acima de 10km/h) e chuvosos;
- Não verificar o PH da água para a pulverização: se necessário, corrija-o de acordo com as recomendações do fabricante;
- Não realizar a agitação do produto (calda): esse procedimento precisa ser feito do início até o final da aplicação, por isso deixe a agitação ligada o tempo todo a fim de evitar a decantação. Atenção! A intensidade da agitação também precisa ser mantida.;
- Não ter equipamentos adequados para realizar a mistura e homogeneização dos defensivos: o preparo da calda necessita de agitação correta para homogeneização dos insumos, por isso trabalhar com equipamentos especiais para mistura e agitação contribui para uma calda de qualidade e otimiza a logística na aplicação, sendo o ideal para o abastecimento dos pulverizadores.
- Não regular o pulverizador e não fazer limpeza e manutenção periódicas: é importante a checagem dos componentes com certa regularidade. Lembre-se ainda de verificar a pressão dos bicos, o volume de calda a ser aplicado, o número e tamanho das gotas, assim como a dosagem, a diluição e a necessidade de adição de adjuvantes.
Erros como esses impactam o rendimento da pulverização na lavoura, pois o agricultor não obtém uma calda homogênea, gerando desperdício dos defensivos, menor produtividade e menos rendimento em todo o processo. Dados divulgados pelo Instituto Emater em 2016 indicam que quase 46% das aplicações são desperdiçadas por erros humanos, portanto tomar esses cuidados e treinar a mão de obra que vai lidar com os equipamentos na hora da pulverização é muito importante. Lembre-se de que o preparo correto permite um bom espalhamento do produto, o que previne o entupimento do pulverizador e, consequentemente, reduz riscos de contaminação.
Outro aspecto fundamental para ter maior segurança e eficiência na aplicação dos defensivos agrícolas é investir nos equipamentos certos para o preparo da calda, os quais podem minimizar ou evitar esses erros, como, por exemplo, a Linha Speed Mix, que possui equipamentos especializados para o preparo de calda e abastecimento de pulverizadores.
Agora que você já sabe quais são os erros a serem evitados no preparo de calda saiba como fazer uma mistura que amplie os resultados da sua lavoura, clicando no link que disponibilizamos.